Pedagoga com especialização em Orientação educacional, especialização em Tecnologia em Educação (PUC) e cursando especialização Mídias em Educação pela UNIR
Contribuição das Tecnologias na Educação
Dia-a-dia as tecnologias, inclusive o computador, vão se incorporando nas escolas, desafiando os professores e demais profissionais ligados diretamente aos alunos a repensarem suas práticas educacionais. Diante desse novo cenário é preciso usar o computador como instrumento eficaz no auxílio do processo ensino-aprendizagem, buscando junto a seus aplicativos, ferramentas que possibilitem não só o estímulo ao lazer, mas também o avanço na aprendizagem. O aluno frente ao computador não pode ser um mero receptor de informações, ele necessita ser desafiado a criar, pensar, romper limites, desenvolver o raciocínio lógico. O computador trouxe novas possibilidades de aprendizagem, mas se o professor não gerenciar com competência as situações que podem fazer com que o aluno avance, o computador passa a ser somente um instrumento tecnológico e não educacional. Existem software educacionais que permitem interação, possibilitando o aluno trabalhar não só com o que está pronto, mas ser ele o autor e co-autor das atividades no mundo digital. Segundo Léa Fagundes, do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Alguns professores ficam constrangidos diante da desenvoltura dos alunos frente ao computador, mas não há razão para isso. “O que o estudante quer é ser orientado e ouvido, e não provar que entende mais de computador que o professor”. Frente a essa afirmação, penso que enquanto educadores precisamos nos interar e conhecer mais a fundo a real contribuição do computador no contexto educacional buscando parceria entre o tecnologico e o educacional.
Professora Waldineide
Tua graça me basta. Eu não preciso ser reconhecida por ninguém, a minha glória é fazer com que conheçam a Ti. E que diminua eu, pra que Tu cresças Senhor, mais e mais. E como os Serafins encobrem o rosto ante a Ti. Escondo o rosto pra que vejam tua face em mim. E que diminua eu, pra que Tu cresças Senhor, mais e mais. No santo dos santos a fumaça me esconde, só teus olhos me veem. Debaixo de tuas asas, é o meu abrigo, meu lugar secreto, só tua graça me basta e tua presença é o meu prazer.
Um novo jeito de fazer educação
Dia-a-dia os computadores vão se incorporando nas escolas, desafiando os professores e demais profissionais ligados diretamente aos alunos a repensar suas práticas educacionais. E é preciso usar o computador como instrumento eficaz no auxílio do ensino-aprendizagem, buscando junto a seus aplicativos, ferramentas que possibilitem não só o estímulo ao lazer, mas também o avanço na aprendizagem. O aluno frente ao computador não pode ser um mero receptor de informações, ele necessita ser desafiado a criar, pensar, romper limites, desenvolver o raciocínio lógico. O computador trouxe novas possibilidades de aprendizagem, mas se o professor não gerenciar com competência as situações que podem fazer com que o aluno avance, o computador passa a ser somente um instrumento tecnológico e não educacional. Existem software educacionais que permitem interação, possibilitando o aluno trabalhar não só com o que está pronto, mas ser ele o próprio autor de suas atividades no mundo digital. Segundo Léa Fagundes, do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Alguns professores ficam constrangidos diante da desenvoltura dos alunos frente ao computador, mas não há razão para isso. “O que o estudante quer é ser orientado e ouvido, e não provar que entende mais de computador que o professor”. Frente a essa afirmação, penso que nós professores precisamos conhecer mais a fundo o sistema operacional, bem como os aplicativos que podem ser parceiros nas situações de ensino-aprendizagem dentro de nossas escolas.
Professora Waldineide