skip to main | skip to sidebar

Educação Digital

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Apresentação do TCC/PUC

Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Custom Glitter Text

Quem sou eu

Minha foto
waldineide Rosas dos Santos
Presidente Médici, Rondônia, Brazil
Pedagoga com especialização em Orientação educacional, especialização em Tecnologia em Educação (PUC) e cursando especialização Mídias em Educação pela UNIR
Ver meu perfil completo

visitas

Contribuição das Tecnologias na Educação


Contribuição das Tecnologias na Educação
Dia-a-dia as tecnologias, inclusive o computador, vão se incorporando nas escolas, desafiando os professores e demais profissionais ligados diretamente aos alunos a repensarem suas práticas educacionais. Diante desse novo cenário é preciso usar o computador como instrumento eficaz no auxílio do processo ensino-aprendizagem, buscando junto a seus aplicativos, ferramentas que possibilitem não só o estímulo ao lazer, mas também o avanço na aprendizagem. O aluno frente ao computador não pode ser um mero receptor de informações, ele necessita ser desafiado a criar, pensar, romper limites, desenvolver o raciocínio lógico. O computador trouxe novas possibilidades de aprendizagem, mas se o professor não gerenciar com competência as situações que podem fazer com que o aluno avance, o computador passa a ser somente um instrumento tecnológico e não educacional. Existem software educacionais que permitem interação, possibilitando o aluno trabalhar não só com o que está pronto, mas ser ele o autor e co-autor das atividades no mundo digital. Segundo Léa Fagundes, do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Alguns professores ficam constrangidos diante da desenvoltura dos alunos frente ao computador, mas não há razão para isso. “O que o estudante quer é ser orientado e ouvido, e não provar que entende mais de computador que o professor”. Frente a essa afirmação, penso que enquanto educadores precisamos nos interar e conhecer mais a fundo a real contribuição do computador no contexto educacional buscando parceria entre o tecnologico e o educacional.

Professora Waldineide


Tua graça me basta.
Eu não preciso ser reconhecida por ninguém, a minha glória é fazer com que conheçam a Ti. E que diminua eu, pra que Tu cresças Senhor, mais e mais. E como os Serafins encobrem o rosto ante a Ti. Escondo o rosto pra que vejam tua face em mim. E que diminua eu, pra que Tu cresças Senhor, mais e mais. No santo dos santos a fumaça me esconde, só teus olhos me veem. Debaixo de tuas asas, é o meu abrigo, meu lugar secreto, só tua graça me basta e tua presença é o meu prazer.


Um novo jeito de fazer educação

Dia-a-dia os computadores vão se incorporando nas escolas, desafiando os professores e demais profissionais ligados diretamente aos alunos a repensar suas práticas educacionais. E é preciso usar o computador como instrumento eficaz no auxílio do ensino-aprendizagem, buscando junto a seus aplicativos, ferramentas que possibilitem não só o estímulo ao lazer, mas também o avanço na aprendizagem. O aluno frente ao computador não pode ser um mero receptor de informações, ele necessita ser desafiado a criar, pensar, romper limites, desenvolver o raciocínio lógico. O computador trouxe novas possibilidades de aprendizagem, mas se o professor não gerenciar com competência as situações que podem fazer com que o aluno avance, o computador passa a ser somente um instrumento tecnológico e não educacional. Existem software educacionais que permitem interação, possibilitando o aluno trabalhar não só com o que está pronto, mas ser ele o próprio autor de suas atividades no mundo digital. Segundo Léa Fagundes, do Laboratório de Estudos Cognitivos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Alguns professores ficam constrangidos diante da desenvoltura dos alunos frente ao computador, mas não há razão para isso. “O que o estudante quer é ser orientado e ouvido, e não provar que entende mais de computador que o professor”. Frente a essa afirmação, penso que nós professores precisamos conhecer mais a fundo o sistema operacional, bem como os aplicativos que podem ser parceiros nas situações de ensino-aprendizagem dentro de nossas escolas.
Professora Waldineide

Contribuição do docente

"Os educadores marcantes atraem não só pelas suas idéias, mas pelo contato pessoal. Transmitem bondade e competência, tanto no plano pessoal, familiar como no social, dentro e fora da aula, no presencial ou no virtual. Há sempre algo surpreendente, diferente no que dizem, nas relações que estabelecem, na sua forma de olhar, na forma de comunicar-se, de agir. E eles, numa sociedade cada vez mais complexa e virtual, se tornarão referências necessárias."
José Manuel Moran

Minha lista de blogs

  • cantinho de interatividade
    Há 16 anos
  • educação e conhecimento
    Há 15 anos
  • Julio Ciência
    Há 16 anos
  • Mendes
    Há 16 anos
  • Minhas imagens...
    Há 8 anos
  • patyprestes
    Há 9 anos
  • Sejam Bem Vindos, Jesus te ama
    Há 16 anos
  • vida virtual
    Há 16 anos
  • waldineide Bandeira
    Há 16 anos

Arquivo do blog

  • ▼  2010 (3)
    • ▼  dezembro (1)
      • Apresentação do TCC/PUC
    • ►  novembro (1)
    • ►  maio (1)
  • ►  2008 (12)
    • ►  novembro (2)
    • ►  outubro (8)
    • ►  setembro (2)
 

Custom Glitter Text